quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Zamba gaucha argentina


Zamba
Dança Nacional da Argentina
A zamba é um ritmo musical popular dançado na Argentina e no Uruguai, além de algumas áreas da Bolívia. O ritmo não deve ser confundido com o samba brasileiro, pois ambos não têm nenhuma característica em comum.
Os musicólogos são unânimes ao afirmar que a origem do Zamba é o ritmo peruano zamacueca. Este ritmo se originou nas ruas de Lima, na época em que o Peru obtinha a sua independência da Espanha. Um dos líderes da luta peruana pela independência foi o argentino Jose de San Martin. Saindo do Peru, o ritmo chega a Argentina por dois lugares diferentes: ao sul, pelo Chile; e ao norte, pelo Peru.
O nome zamba se refere ao termo que era usado no período colonial para designar as mestiças com fortes traços de descendência negra ou indígena. Os passos da dança zamba foram criados para seduzir as zambas.
Não há um consenso para qual o verdadeiro ritmo do zamba. Alguns afirmam que é em 6/8, outros que é um misto de 3/4 e 6/8, enquanto ainda há que defenda que o ritmo é totalmente em 3/4. Quanto a dança, há duas coreografias diferentes para os bailarinos do sexo feminino e masculino. Entretanto, quase todas as coreografias têm esses elementos coreográficos principais:
a)Volta Inteira;
b)Meia Volta;
c)Reclusão;
Todos esses passos se conjugam para fazer a chamada “dança do amor”, em que o home quer mostrar a sua virilidade e a mulher o seu jeito carinhoso. Atualmente, existem duas divisões do Zamba: o tradicional e o estilizado. Um projeto de lei de 2007 planeja tornar o zamba a dança nacional da Argentina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário