quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O poeta Alcy José de Vargas Cheuiche

Nasceu em Pelotas, Rio Grande do Sul, a 21 de julho de 1940. Aos quatro anos de idade foi viver em Alegrete, sua terra adotiva, onde aprendeu a ler, escrever e amar vida do campo. Aos 18 anos de idade, prestou vestibular em Porto Alegre na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Agronomia e Veterinária. Durante o curso, colaborou em jornais universitários com artigos, contos e poesias. Diplomado em primeiro lugar em sua turma, conquistou uma bolsa de estudos para Paris. Essa experiência universitária brasileira, que prolongou-se na Europa com três anos de cursos de pós-graduação na França e na Alemanha, é muito visível em livros como O Gato e a Revolução e O Mestiço de São Borja.
Segundo os críticos que analisaram a sua obra, é no romance histórico que Alcy Cheuiche encontrou seu verdadeiro caminho na literatura brasileira. Sepé Tiaraju, Romance dos Sete Povos das Missões, um dos mais conhecidos, foi traduzido para o espanhol e para o alemão e também editado em quadrinhos no Brasil. A primeira edição em espanhol esgotou-se em cinco meses, merecendo do crítico Luis Neira, do jornal El Diario, de Montevidéu, uma das suas análises mais amplas e elogiosas (edição de 15 de março de 1996). Ana Sem Terra, com oito edições no Brasil e uma na Alemanha, é outro livro onde Alcy Cheuiche uniu seu talento de romancista com uma corajosa pesquisa histórica sobre a reforma agrária. Na Alemanha, foi um dos livros escolhidos para representar o Brasil na Feira do Livro de Frankfurt de 1994, tendo recebido calorosa acolhida da crítica especializada. Die Welt, por exemplo, em sua edição de outubro de 1994, destaca: Escrito em estilo vivo e cativante, o romance de Alcy Cheuiche é uma descoberta para aqueles que procuram uma entrada literária para o maior país da América Latina. O conhecido jornal de Berlim, Berliner Illustrierte Zeitung, em sua edição de 02.10.94, afirma: O romance Ana Sem Terra de Alcy Cheuiche é um livro que ajuda a entender o Brasil, bem distante dos encantos exóticos e do carnaval. Neste mesmo teor se manifestaram outras importantes publicações, como Rheinischer Mercur, Badischer Tagblatt, Hoheloher Zeitung, Heilbronner Stimme, Eppinger Zeitung, Der Tagesspiegel . No momento, o romance está com traduções encaminhadas para edições em espanhol e para o francês. Encontra-se também à disposição dos cegos uma gravação em fita cassete, pertencente ao acervo da “Audioteca da ACERGS - Associação dos Cegos do RS” (Biblioteca Lucília Minssen, Casa de Cultura “Mário Quintana”, 5º andar, Porto Alegre).

Obras:

Romances:
O gato e a revolução - 2ª Edição - AGE Sepé Tiarajú – Romance dos Sete Povos das Missões - 5ª Edição no Brasil (AGE), 2ª Edição no Uruguai (Banda Oriental), 1ª Edição na Alemanha (Ed. Evangélica Luterana) O mestiço de São Borja - 5ª Edição - Ed. Sulina A Guerra dos Farrapos - 4ª Edição (Prêmio Literário "Ilha de Laytano")-Mercado Aberto Ana sem terra - 8ª Edição no Brasil (Sulina) - 1ª Edição na Alemanha (Ed. Evangélica Luterana) Lord Baccarat - 3ª Edição - AGE A mulher do espelho - 1ª Edição - Coedição Sulina/AGE Nos céus de Paris – Romance da vida de Santos Dumont - 1ª Edição Prêmios “RBS” e “Laçador”, 2ª Edição Pocket – Editora L& PM Jabal Lubnan, as aventuras de um mascate libanês – 1ª Edição - Sulina 2003. Sepé Tiarajú - Revista em quadrinhos - 3ª Edição – PontoCom – 2006.

Crônicas:
O planeta azul Na garupa de Chronos - Editora Uniprom (Prêmio Açorianos 2001).

Teatro:
O pecado original - Ed.Mercado Aberto

Poesia:
Meditações de um poeta de gravata - 2ª Edição Entre o Sena e o Guaíba Versos do extremo sul Antologia poética – Martins Livreiro Editores – 2006

Um comentário: